sexta-feira, 22 de junho de 2018

Boas férias... com boas leituras!

                      Ilustração de Sophie Blackall

domingo, 17 de junho de 2018

Sugestões de leitura para as férias do Verão


São tantas as possibilidades, tantos os interesses, tantos os gostos, que se torna muito difícil fazer sugestões. À falta de proximidade para conversarmos sobre livros (e da proximidade das estantes cheinhas deles...), deixamos aqui e aqui algumas sugestões dadas por quem também conhece muitos livros...

sábado, 16 de junho de 2018

Apresentação de livro de Joana Lopes

Eu disse que não ia perder e não perdi mesmo:


a autora Joana Lopes apresentou ontem o seu mais recente livro, Corações aos Milhões, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes.


"Às vezes pouso a mão no peito e fico a sentir o meu coração.
                                  POM-POM    POM-POM    POM-POM
 Imagino-o  como  uma  caixa  cheia de coisas boas que sinto.
                                                                               Coisas boas.
                                                                                Coisas más.
                                                                   Coisas assim-assim.
Às vezes as coisas que sentimos misturam-se umas com as outras."
(...)
"Eu sei que as professoras têm muitos conhecimentos e que, normalmente, os livros ensinam imensas coisas mas, mesmo assim, eu acho que todas as pessoas têm corações diferentes."
(...)
"No mundo inteiro há corações aos milhões, milhões de corações diferentes e se o dele é um músculo, o meu, que rufa como um tambor, é uma caixa onde guardo as coisas que sito todos os dias!"

Foi só para deixar um bocadinho, mas é tudo muito bonito. Têm mesmo de ler (e ver) o resto...

Um livro muito terno e cheio de emoções, que  até contém memórias de infância, “onde me inspiro" - conta a Joana -  "tanto que, se as pessoas que lerem o livro conhecerem a Sertã, vão reconhecer algumas das personagens que aparecem: temos a padeira Lurdes Benedita, que existiu na Rua do Vale; também aparece o senhor Celso da retrosaria, que também é uma das minhas memórias de infância”.

A não perder!

Boas leituras!

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Concurso O Leitor+ Forte

Aconteceu hoje a fase final do Concurso O Leitor+ Forte. Num ambiente divertido e entusiasmado, os alunos puseram à prova os seus dotes de leitores, tendo saído vencedoras as equipas das turmas 6ºB, 5ºD e 4º J.





Todos os participantes receberam um certificado de participação:


O mais importante é que todos se divertiram e - esperamos nós - aprenderam mais umas coisas sobre livros, autores e leituras. No próximo ano haverá mais!

segunda-feira, 11 de junho de 2018

A Joana Lopes tem livro novo!

No passado dia 9 de junho, a Casa dos Hipopómatos acolheu o lançamento do livro Corações aos Milhões, da nossa querida autora Joana Lopes e lindamente ilustrado por Catarina Correia Marques.









Pois é... uma ternura! É mesmo caso para os nossos corações se derreterem todos...

No próximo dia 16 vai ser apresentado na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã. Fiquem atentos! Eu não vou perder!


sexta-feira, 8 de junho de 2018

Final do Concurso O Leitor+ Forte



A fase final do Concurso O Leitor + Forte vai acontecer na próxima 6º feira, dia 15, às 09:10.

As equipas apuradas na 1ª fase pertencem às turmas 4º I, 4º J, 5º B, 5º D, 6º B e 6º A.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Ler com Origami

Desta vez, fizemos "lanternas"...
Os Santos Populares

A treze temos Santo António,
a vinte e quatro São João,
a vinte e nove São Pedro,
tudo com muit'animação!









sexta-feira, 25 de maio de 2018

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos

Hoje algumas turmas da EBS puderam conhecer hoje, na Biblioteca Municipal, a escritora Margarida Fonseca Santos, cuja obra leram, trabalharam e tanto apreciaram. Foram momentos tão bons, tão ternos e enriquecedores que todos queriam mais, mas o tempo passa depressa quando estamos bem e por isso tudo pareceu um instantinho doce...





quarta-feira, 23 de maio de 2018

Hoje foi a Fase Interconcelhia do Concurso Nacional de Leitura. O Jaime, do 4º I, participou, juntamente com as representantes do 3º ciclo e do ensino secundário.
Foi um dia bem passado, entre miúdos e graúdos que gostam de ler. Para além da prova, pudémos conhecer o que se faz em Mação, e ficámos com vontade de regressar e explorar.
Os alunos do 1º ciclo viram um documentário sobre as gravuras rupestres existentes no concelho

enquanto os mais velhos visitaram o Museu de Arte Pré-Histórica de Mação.

As provas de palco foram emocionantes e o apresentador foi também muito bem escolhido: o Paulo Condessa* foi divertido, pôs todos à-vontade e ainda nos brindou com uma excelente sessão de leitura de poesia.

* "Paulo Condessa é escritor, performer e mediador de leitura, ou seja, estende pontes entre os livros e os leitores. Na poesia, desconstrói os versos, dá-lhes matéria, tom e voz. Paulo Condessa é um criativo nato e, antes der ser performer, foi criativo em empresas de marketing e publicidade." Para saberem mais sobre o Paulo Condessa, vejam este programa.




sexta-feira, 18 de maio de 2018

Experiências com Letras/Newton Gostava de Ler

Decorreu hoje a última sessão das atividades das "Experiências com Letras", desta vez com o tema "Criar Dunas". Após uma sensibilização para a importância das dunas e da leitura de textos selecionados de acordo com as idades dos alunos (participaram turmas do 1º ao 4º anos), partimos para a experiência de "criar" dunas e testar a sua resistência perante determinadas condições. Novamente assistimos a sessões divertidas e muito participadas, em que a aprendizagem aconteceu. Nunca mais vamos olhar para as dunas da mesma maneira...

















segunda-feira, 14 de maio de 2018

Escola Segura na Biblioteca

No dia 11 de maio, os agentes da GNR - Escola Segura deslocaram-se à BE para dinamizar uma ação de sensibilização sobre temáticas importantes da sociedade atual. Os alunos foram alertados para a prevenção rodoviária, segurança na internet e o bullying.

Antes da sessão, os alunos surpreendera os agentes, brindando-os com a leitura de um poema de Luísa Ducla Soares, A Azebra.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Sugestão de leitura

Diário das Coisas Impossíveis

de João Ferreira Oliveira



"O que será melhor? Crescer, sozinho, rodeado de brinquedos ou, com menos brinquedos, mas rodeado de irmãos? Não caberá a este livro dar a resposta, naturalmente, mas numa época em que há tantos filhos únicos talvez seja importante ouvir o que os próprios têm a dizer. Que falem, escrevam e leiam sobre o assunto. Crianças como o João, um rapaz que depois de regressar da praia com os pais, colocou neste diário tudo aquilo que viu e sentiu ao longo do dia. E que dia! ("Wook)

Concurso Nacional de Leitura

A Fase Interconcelhia do Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá em Mação, é já no próximo dia 23, e o Jaime Brás, do º I, vá estar lá!

O livro a concurso é O Século mais Novo do Mundo, de Terese Duran e Montse Gisbert:
"O papá Tempo e a mamã História já têm muitos filhos. Todos se chamam Séculos. Todos nascem à meia-noite. Todos têm de esperar cem anos antes de terem um irmãozinho. Porquê tanta ordem e tanta exactidão?
Porque desde o primeiro momento o pai Tempo e a mãe História quiseram que a sua famíla fosse muito organizada. Os seus filhotes, os Séculos, também tentam, embora toda a gente saiba que uma coisa é querer e outra coisa é poder." (Wook)

Boa leitura, Jaime!

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Experiências com Letras/Newton Gostava de Ler

No âmbito da formação Experiências com Letras/Newton Gostava de Ler, a BE e os professores do 1º Ciclo das turmas envolvidas têm continuam a dinamizar divertidas sessões, desta vez a propósito do módulo "A Arte de Calcular".
A partir da história Um Lobo pela trela, de Guido Visconti, os alunos foram desafiados a resolver o problema com que se defronta o agricultor, que tem de levar para a outra margem do rio um lobo esfaimado, uma ovelha rechonchuda (apetitosa para o lobo) e uma couve repolhuda (apetitosa para a ovelha). Uma vez que a barca é pequena e o agricultor só pode tranportar um elemento de cada vez, como é que ele vai fazer?... As várias tentativas de resolução conduziram a sessões animadas e participadas na BE: